A Calha Norte paraense abriga o maior conjunto de Áreas Protegidas do mundo, com aproximadamente 22 milhões de hectares (78% da Calha Norte). Este, por sua vez, com os corredores do Amapá e Central da Amazônia, forma o maior corredor de biodiversidade do mundo. Essa região também está inserida no centro de endemismo das Guianas, espaço geográfico prioritário ao planejamento e ações de conservação por possuir uma biota única e distinta (CI, 2010).
A Floresta Estadual (Flota) do Trombetas possui uma área de aproximadamente 3,2 milhões de hectares, representando em torno de 14% da área territorial da Calha Norte. Essa UC possui alto potencial para manejo de produtos não madeireiros, principalmente castanha-do-brasil, além do ecoturismo.
A área foi selecionada de acordo com as diretrizes do Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará (Lei estadual nº 6.745/05) e está 100% inserida na zona destinada a criação de Unidades de Conservação de Uso Sustentável.
Além disso, essa foi uma das áreas priorizadas no detalhamento do Macrozonemento Ecológico Econômico do Pará para o setor florestal sustentável executado pelo Imazon (Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia) e concluído em março de 2006. O referido estudo encontra-se disponível na página da Secretaria do Estado de Produção (Seprod) www.seprod.pa.gov.br) desde o dia 23 de março de 2006. Esse estudo foi apresentado em dois amplo seminários. O primeiro realizado no dia 23 de março no auditório da Federação das Indústria do Estado do Pará (FIEPA) e o segundo no dia 28 de junho no auditório da SECTAM.
Pousada Rio Trombetas - Pensão completa, acomodações em 6 suítes dupla. Caiaque, lanchas, guias locais, trilhas na floresta.